Azulv | Sobre Nós
Carregando...
A história por trás da excelência
Azulv é Inspiração | Diversão | Profissionalismo
Leia Mais

Sobre Nós

Somos um grupo de entusiastas que, por sermos apaixonados pela aviação, em especial pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A, tenta, na medida do possível, simular o cotidiano da empresa real.

Para isso, utilizamos softwares desenvolvidos para simulação aérea em computadores. Nossa plataforma utiliza o Windows como sistema operacional (qualquer versão) e o Microsoft Flight Simulator, X-Plane ou Prepar3D como simulador de voo.

Além dos simuladores de voo, é preciso ter os "modelos" das aeronaves para realizar o voo. Utilizamos os modelos desenvolvidos pelas seguintes empresas: Wilco/Feelthere (Embraer 195), Flight One (ATR72) e Aerosoft (Airbus A330)1. Todos esses desenvolvedores possuem um modelo dos aviões bastante fiel à realidade, incluindo manuais e checklists.

Por fim, nossa equipe se empenha ao máximo para atender seus membros com uma simulação de qualidade, redigindo manuais, desenvolvendo treinamentos e sistemas para cumprir nosso objetivo, que é entregar uma Companhia Aérea Virtual o mais próxima da realidade possível.

1 O modelo do Airbus A330 da Aerosoft ainda está em desenvolvimento.

AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S/A

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A foi fundada por David Neeleman, o qual conseguiu capital junto a um grupo de investidores norte-americanos e brasileiros. A proposta da nova companhia era oferecer um serviço diferenciado, ligando cidades não unidas pelas atuais linhas aéreas e suas rotas.

Em 27 de março de 2008, David Neeleman anunciou que o Brasil ganharia uma nova empresa aérea. Nessa ocasião, o empresário apresentou, em São Paulo, os planos para constituir não apenas uma empresa nova, mas sim uma nova empresa. Nova na maneira de inovar no transporte aéreo; Nova ao encomendar aeronaves mais confortáveis, avançadas, desenhadas e fabricadas - com muito orgulho - no Brasil: os moderníssimos E-Jets da Embraer. E a novidade chegou logo neste primeiro momento, ao convidar o brasileiro a participar da escolha do nome da companhia.

Em 28 de maio de 2008, já com nome Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A definido, foi apresentada sua identidade corporativa. O mapa do Brasil, estampado na cauda das aeronaves, simbolizava o desejo de servir, de aproximar e apresentar aos brasileiros, sem escalas, uma nova fase na história do transporte aéreo do país.

Em 17 de setembro de 2008, data do batismo da primeira aeronave da empresa - o Embraer 190, chamado "O Rio de Janeiro continua azul" - David Neeleman anunciou que, com o início das operações antecipadas para dezembro de 2008, ganhou ainda mais apoio dos investidores. Naquela época, a Azul tinha 200 milhões de dólares para começar a operar no Brasil. Desta forma tornou-se a companhia mais capitalizada (em sua fundação) da história da aviação mundial. Foram encomendadas 40 aeronaves e outras 36 em opção de compra, todas da Embraer. O valor total do negócio poderia ter chego a US$ 3 bilhões, caso todas as opções se confirmassem. A expectativa da companhia era receber uma nova aeronave por mês ao longo de 3 anos.

As aeronaves Embraer 190/195 da Azul são equipadas com bancos de couro ecológico em fileiras com 4 assentos, dispostos dois a dois, sem as incômodas poltronas do meio. Possuem o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD - Head Up Display -, que permitem um significativo aumento na segurança operacional. Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, permitindo que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.

Os vôos inaugurais ocorreram em 15/12/2008, ligando Campinas a Salvador e Campinas a Porto Alegre. Em 14 de janeiro de 2009, entraram na malha as cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). Já no próximo ano, mais precisamente em Agosto/2009, a Azul alcançou uma marca surpreendente de 1 milhão de clientes transportados.

A partir daí, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A começou a receber inúmeros prêmio por várias revistas, como a Avião Revue e Fast Company. Ainda, recebeu o prêmio de melhor companhia aérea "low-cost" da América do Sul, pela Skytrax World Airline Awards.

No quesito transporte de cliente, a Azul não parou. Em outubro do ano de 2011, a Azul alcançou a marca de 12 milhões de clientes transportados. Neste mesmo mês, os leitores da revista Viagem e Turismo elegeram a Azul como a melhor companhia aérea de 2011-2012. Fechando este mesmo ano - quando completou 3 anos de operação -, a Azul havia transportado quase 15 milhões de clientes, possuía 49 aeronaves, 42 destinos atendidos, 350 voos diários e 4500 tripulantes.

Em meados de maio de 2012, a Azul associou-se com a Trip na holding Azul Trip S/A. Somando 116 aeronaves, 840 voos diários, 100 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico. No final deste ano, a Azul inovou mais uma vez. Em parceria com a Sky, fora lançado o serviço de TV a bordo. Para completar, a Azul fora consagrada pelo CAPA (Center for Asia Pacifc Aviation) como a melhor companhia aérea low-cost do mundo! E mais, fora a primeira empresa aérea brasileira a receber este prêmio.

Em 2013, a Azul consagrou seu programa de vantagens, o TudoAzul, permitindo aos membros acumularem até 5 pontos por cada real gasto. Em seguida, espelhando-se nos melhores centros de treinamentos existentes no mundo, a Azul inaugurou sua nova sede da UniAzul, permitindo-a formar até 6 mil pessoas ao ano e abrigar até 4 simuladores de voo.

A partir daí, a Azul foi só sucesso. Logo no início de 2014, a fusão com a Trip fora concretizada, além da parceria já estabelecida no ano anterior com a TAP, a Azul iniciou uma nova parceria com a United Airlines, e, por fim, anunciou a compra de 12 aeronaves de fuselagem larga da Airbus, sendo sete A330-200 e 5 A350-900, com seu primeiro destino já escolhido: Flórida, nos Estados Unidos da América. No final deste ano, a Azul realizou sua primeira viagem internacional, para Fort Louderdale/Miami. Logo em seguida, já partiu para Orlando.

No ano seguinte, a INFRAERO elegeu a Azul como a companhia aérea brasileira mais pontual e regular do ano anterior. Seguindo as surpresas, a Azul lançou o aplicativo Azul Mobile, para aproximar ainda mais seus cliente com a companhia. Foi, também neste ano, que uma marca impressionante fora alcançada: o transporte de 100 milhões de clientes.

Enfim, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A é a empresa que mais cresceu, e continua crescendo, no Brasil desde que iniciou suas operações, em Dezembro de 2008. Nesse sentido, a Azul não para com o crescimento, atendendo cada vez mais e melhor seus clientes.

Fonte: www.voeazul.com.br / Wikipedia / Google

VA - Virtual Airline

Virtual Airline — do inglês Companhia Aérea Virtual — nada mais é que do que um grupo de entusiastas que, baseados em uma Companhia Aérea real, simula suas atividades em um mundo virtual, utilizando plataformas de simulação de voos como o Microsoft Flight Simulator, X-Plane e Prepar3D.

* Algumas VA's também simulam operações fictícias, operações militares e de carga.